Logo Pet in RioTítulo: ZoonosesIlustração: Gato doente


Cadastre-se e utilize os nossos serviços online gratuitamente.

------------

Já sou cadastrado

email: senha:

Não deixe de ler essa seção. Ela é muito importante, porque aqui você vai conhecer as principais doenças comuns aos seres humanos e animais e transmissíveis de um para o outro. Veja como preveni-las!

Principais zoonoses de interesse em saúde pública urbana:


Raiva

Larva migrans visceral

Leptospirose

Sarna ou escabiose

Dermatofitose

Leishmaniose visceral(calazar)

Dipilidiose

Dermatite serpiginosa ou bicho geográfico

Hidatidose

Doença da arranhadura do gato

Dirofilariose

Toxoplasmose


.........................................................................................................

Sarna ou Escabiose

Doença causada por artrópode.

A Sarna provoca lesões e intensa coceira na pele. Tais irritações são provocadas pelo deslocamento do artrópode pela epiderme. Além disso, a doença causa descamação da pele e aumenta a possibilidade de proliferação de diversas bactérias. Os sintomas e as lesões provocadas pela Sarna são similares para cães, gatos e seres humanos. Nos animais, as áreas mais atingidas são orelhas, focinho e "cotovelos" (regiões nas quais são formadas feridas que apresentam crostas e queda de pêlos).

A transmissão para os seres humanos ocorre através do contato direto com as lesões do animal infectado ou por intermédio de objetos, panos ou roupas utlizadas por ele.


Medidas preventivas e controle

- Leve os animais suspeitos ao médico-veterinário para a realização de exames - Trate adequadamente os animais doentes, conforme orientação veterinária.

Os animais podem transmitir, em determinadas condições e situações, doenças ao homem. Essas doenças, cuja transmissão se dá não somente de cão para cão, mas também do cão para o homem, são chamadas de zoonoses. A seguir, você poderá conhecer e saber como evitar as principais zoonoses que podem ser transmitidas por cães e gatos.

Política de privacidade .. termo de serviço ..  © 2004/2005, Pet in Rio - Todos os direitos reservados.